top of page

ESTUDOS DE CASO 2015

Projeto de As Built e Reforma do 1BBM

Este estudo teve como objetivo a modelagem as built do 1° Batalhão de Bombeiros Militar do Estreito em Florianópolis. Além disso, foi feito um estudo de viabilidade com proposta de ampliação e readequação dos espaços de acordo com as necessidades da instituição.

WhatsApp Image 2022-03-09 at 15.06.38.jpeg

A modelagem foi realizada com o software ArchiCAD em cooperação com a Graphisoft, a mesma foi feita em três estágios, para verificar as diferenças e inconsistências entre os tipos de levantamentos in loco. Primeiramente de forma tradicional com fotografias, trena e papel, posteriormente com nuvem de pontos por imagem e por último com nuvem de pontos por laser scanner. Concluiu-se que o laser scanner se torna uma ferramenta de exatidão com erro de milímetros.

As atividades deste longo trabalho, além da modelagem somam entre outros, fotografia 360º para conferência, captura da realidade por imagem e por laser scanner, uso da nuvem de pontos para elaboração do as built, uso do IFC para coordenação, análise normativa e legal por software e compatibilização de disciplinas.

WhatsApp Image 2022-03-09 at 15.06.38 (1).jpeg
bottom of page