top of page

ESTUDOS DE CASO 2018

Projeto de Compatibilização SINAPI - BIM

O padrão de compartilhamento de informações praticado hoje através da utilização do BIM (Building Information Modeling) em projetos para a construção civil não contempla a participação ativa da orçamentação no decorrer do processo, mas apenas ao seu término.

WhatsApp Image 2022-03-09 at 15.48.25 (5).jpeg

Levando-se em conta essa problemática, o presente estudo teve por objetivo viabilizar a compatibilização do BIM com a planilha de referência para obras públicas, o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

 

Apresenta-se, portanto, um método de inserção do orçamento no momento da modelagem, visando a consecução de estimativas de custos condizentes com modelos em diferentes níveis de detalhamento. O método foi concebido por meio de recursos como a criação de propriedades dentro do software de modelagem, a manipulação do IFC (Industry Foundation Class), e o cruzamento de dados com a utilização de Business Intelligence.

Como resultados obteve-se a especificação dos serviços de acordo com a planilha SINAPI no momento da modelagem, identificação dos códigos por meio do cruzamento entre planilhas e a constatação da necessidade de adaptação nos softwares e no SINAPI para a automatização completa desse processo.

bottom of page