top of page

ESTUDOS DE CASO 2019

Estudo comparativo de uma obra pública modelada em BIM através dos bancos de dados de preços de referência DEINFRA e SINAPI.

Dentro do processo licitatório de obras públicas, a orçamentação é uma etapa de suma importância, tanto para as empresas participantes quanto para o órgão fiscalizador. A qualidade tanto dos projetos quanto do banco de dados de serviços utilizado pode comprometer a precisão do orçamento. Assim, esse estudo teve como objetivo principal a adequação do orçamento, feito a partir da tabela de referência DEINFRA, de uma obra pública modelada em BIM, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para o banco de dados SINAPI.

A metodologia utilizada envolveu análise documental tanto dos projetos e memoriais descritivos da obra escolhida quanto das tabelas DEINFRA e SINAPI para realizar a conversão dos serviços do orçamento do CRAS, além do levantamento de quantitativos a partir do modelo BIM. Após finalizada a etapa de conversão também foi traçada a curva ABC para ambos orçamentos.

Os resultados obtidos foram o orçamento convertido, que apresentou um aumento no custo total em relação ao orçamento básico de 8,5%, as curvas ABC e uma classificação dos problemas encontrados durante o processo de conversão.

A partir da análise desses resultados foi possível determinar algumas das causas de variações tanto dos orçamentos quanto das curvas, que são a característica genérica e pouco específica das composições DEINFRA e o alto grau de especificação apresentado pelos serviços SINAPI.

bottom of page